quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Comportamento Interpessoal - As letras que formam as palavras

Harmonia e desarmonia...
Harmonia é a disposição bem ordenada entre as partes de um todo; concórdia; concordância.
Desarmonia consiste na má disposição das partes de um todo; discordância.
A partir da figura abaixo, passa-se a analisar as pessoas, como se fossem palavras e quais são as letras que as compõem:

a) A mulher de pé à esquerda: está de "pé atrás". Observa-se que a atitude dela (em que quase tudo indica harmonia com esta atitude). O corpo inclinado para trás significando recuo, rejeição. O braço cruzado, indicando a defesa do "leão", sentimento "eu", campo das emoções. O cigarro (postura que indica que não quer ceder um objeto ou até mesmo atira-lo para bem longe, recuo sob protesto). A cabeça (nível águia), com a tradução de que desaprova em nível consciente, apesar do sorriso (seco), indicando ser um sorriso educado.

A conclusão é a de que o sorriso não está em harmonia com que o resto do corpo mostra. Todo o corpo (exceto o sorriso) está em harmonia. O que destoa é o sorriso.

b) o homem diante dela: a leitura diz que é um sujeito que tem auto-estima, a aprovação de si mesmo é elevada. Posição de firmeza, pernas avançadas, indicando que "sabe onde pisa". Tórax em evidência, sente a sua própria importância, até os dedos apontam o "leão". Cabeça, indicando que está por cima em consonância com o tórax, traduzido por orgulho. A harmonia é perfeita neste caso, tudo segue em direção ao "EU".

c) homem sentado - demonstrando interesse na mulher. O tronco que está em direção a ela indica que quer avançar nela, bem como a cabeça, sendo que as pernas indicam desembaraço, com um dos pés em direção da mulher; Ao colocar o copo na frente do rosto, expressa o seu repúdio em conversar com quer quer que seja a não ser a mulher. Nesta figura, os sinais estão em total harmonia, numa óbvia demonstração de sinceridade de propósitos.

d) A mulher sentada adorando a situação, aceita a posição de liderança do parceiro, conforme sua disposição relaxada, descontraída. Os sinais são mais brandos do que seu parceiro de conversa, devendo ter assunido a postura logo após dele; ou seja, os sinais do corpo evidenciam total harmonia entre si.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O significado dos gestos em diferentes culturas - Reinaldo Polito - 15/09/2008 - 07h

No mundo globalizado em que vivemos, dificilmente uma pessoa de qualquer parte do mundo irá se sentir tão ofendida com o gesto de um estrangeiro, a ponto de cancelar um contrato ou desfazer um negócio. Para que uma atitude possa ser compreendida e interpretada há necessidade, portanto, de que os gestos estejam inter-relacionados e em harmonia uns com os outros. Antes de iniciar os comentários sobre o significado de alguns gestos em diversos países, julgo oportuno lembrar que uma atitude pode, às vezes, não ter nenhum outro sentido, além do próprio fato em si.É conhecido o caso em que Freud estava fumando um charuto e ao perceber que alguns dos seus discípulos confabulavam para tentar entender o que aquele fato significava, chamou-os e disse: há momentos em que um charuto é apenas um charuto.

Alguns dos gestos que apresentam diferenças de interpretação mais curiosas são:

Apertar a ponta da orelha
No Brasil - É um sinal de aprovação
Na Índia - É uma forma de se desculpar, ou de mostrar arrependimento por uma falha ou erro cometido.
Na Itália - Indica que a pessoa que está sendo apontada é homossexual

Apontar com o polegar para cima, com os quatro outros dedos fechados na palma
No Japão - Significa o número 5
Na Alemanha - Significa o número 1
No Brasil - Significa que está tudo certo e serve também para pedir carona
Na Europa e EUA - É o pedido de carona
Na Turquia - Significa uma cantada para sair com homossexual
Na Nigéria e Austrália - É um gesto obsceno.
O mesmo significado que tem no Brasil o gesto de encostar a ponta do polegar na ponta do indicador, formando um círculo. Por sinal, o significado que esse gesto tem no Brasil é o mesmo na Turquia e na Rússia. Falando um pouco mais desse gesto, que é tão obsceno no Brasil, vamos ver que significado possui em outros países.
Nos EUA - Significa que está tudo certo, positivo.
No Japão - Significa valor financeiro - moeda, dinheiro.
Na França - Significa que é algo sem valor, zero.
Na Turquia - Significa que alguém é homossexual.
Raspar o queixo com a ponta dos dedos (como se estivesse jogando algo grudado embaixo do queixo para fora)
No Brasil - Significa sei lá, não tenho essa informação.
Na Itália (região Sudeste) - Significa sem chance.
Na França - Significa sai daqui.
Mover a cabeça no sentido lateral, de um lado para outro - Talvez seja a diferença mais gritante que poderíamos encontrar no significado de um gesto entre os diversos países. Em quase todos os países do ocidente - Significa não. Na Bulgária, Grécia, Irã e Turquia - Significa, por incrível que possa parecer, sim.

O gesto precisa ser observado e entendido sempre dentro de um contexto maior, que inclui o seu significado específico em si, as palavras, o conteúdo da mensagem, as circunstâncias e os outros gestos que participaram do processo de comunicação.


ANÁLISE CRÍTICA

O entendimento sobre a matéria está em consonância com a proposta dos autores do livro. As pessoas, quando em grupo, possuem uma cultura, demonstrando ânsia em preservar a sua identidade. Dai, fica fácil presumir que a percepção é muito importante para o entendimento das mensagens corporais. Claro, às vezes um charuto é somente um charuto.
Mas e quando não é? É sabido que quando se está em grupo, um pode influenciar o comportamento do outro, sofrendo, por sua vez, também influências. Então, ao analisarmos uma pessoa de cada vez é, talvez, o mesmo que passar a "verificação ortográfica" dos editores do texto, em uma só palavra, sem entrar no contexto. É necessário verificar o sentido da frase, do conjunto.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Prevenção de conflitos na empresa: é preciso ter percepção e saber motivar mudanças

http://www.hsm.com.br/editorias/liderancaemotivacao/artlidermot1_020708.php?ppag=1
Autora: Sandra Cruz

Resumo:

Conflito é “qualquer situação onde exista uma oposição pessoal, interpessoal ou grupal sobre algum interesse ou valor. Essas oposições surgem quando as pessoas contestam idéias, atitudes e/ou comportamentos, se apegam aos seus pontos de vista e lutam por eles, muitas vezes de forma irracional.”.
Os conflitos se originam no processo de comunicação humana, na maioria das vezes, inconscientemente. De forma geral, não temos a intenção de gerar ou participar de uma situação conflituosa e desgastante. Mesmo assim, freqüentemente nos damos conta de que já estamos envolvidos em uma dessas situações, sem saber exatamente como ela começou.
O processo básico de comunicação surge da interação e da intenção do emissor em transmitir uma mensagem a receptor, independente do meio que se utiliza para tal.
Geralmente, não somos bem compreendidos porque não conseguimos transmitir assertivamente aquilo que pretendemos, não temos a capacidade de expor – de maneira clara, madura e não-agressiva – o que pensamos, sentimos ou queremos. Mas como somos “formatados” desde crianças para buscar aceitação social, acabamos dizendo aquilo que o outro gostaria de ouvir, o que nem sempre corresponde ao que gostaríamos de falar.
Quando nos expressamos estamos colocando em palavras além, da linguagem não verbal nosso mundo interno, composto por idéias, pensamentos, sentimentos, sensações, intuições, valores e crenças pessoais. Em outras palavras, nossa comunicação verbal e não-verbal é a representação do nosso mundo interno interagindo com o mundo externo.
Considerando somente estes fatores básicos de transmissão e processamento de mensagens já conseguimos vislumbrar o quão complexo é o processo de comunicação e como se torna fácil a geração de conflitos decorrentes do mesmo.

Análise crítica:


A autora expõe de maneira clara e objetiva o fato de ser comum e involuntário usarmos de nossa percepção e interpretação da linguagem não verbal quando nos expressamos. Quando ouvimos recorremos às nossas próprias experiências pessoais para fazer uma representação interna do que a outra pessoa fala. Isto ocorre o tempo todo, com todas as pessoas. Neste processo, frequentemente tendemos às generalizações e distorções.
Muitas vezes, uma experiência quando relatada tende a uma descrição verbal limitada, que fatalmente suprime uma grande parte da experiência em si. Daí a importância de todo o jogo cênico da linguagem corporal representada pelos gestos, tom de voz, postura corporal, etc. na emissão e compreensão da mensagem.
No entanto, não basta conhecer melhor este processo e interferir conscientemente na qualidade de nossa fala para prevenirmos os conflitos. Eles são inevitáveis na vida em sociedade e também no mundo corporativo, não sendo necessariamente negativos. Tentar prevenir os excessos e não deixar que se tornem grandes desperdiçadores de tempo e energia é uma forma inteligente de lidar com eles.
A prevenção de conflitos começa na motivação pessoal de fazer uma auto-análise, um questionamento sincero sobre nossa capacidade de ouvir o outro verdadeira e completamente, estar atento e ter sensibilidade, percepção para entender o que ele esta dizendo não só com palavras, mas com todo o seu ser.
E basicamente entender como anda nossa capacidade de aceitar que os outros têm todo o direito de discordar de nossas idéias e pontos de vista, sem com isso nos sentirmos rejeitados, diminuídos ou incompreendidos.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

O corpo fala - a linguagem silenciosa da comunicação não verbal - WEIL, Pierre & TOMPAKOV, Roland.


Neste livro, em sua primeira parte, nos é permitida uma viagem ao mundo fascinante da comunicação não verbal, em que os autores propõem decifrar os gestos e atitudes do homem.
3 bichos de estimação...!? Símbolos são ferramentas que utilizamos e são propostos três. A águia, o leão e o boi. Na simbolização do corpo humano, eles se remetem à esfinge, aquela mesma da mitologia egípcia. A esfinge era composta de 4 partes: corpo de boi, asas de águia, tórax de leão e cabeça de homem.



O boi remete à figura que gosta de uma mesa farta, ele enfatiza o abdômen. Já repararam que existem momentos em que as pessoas se sentem atraentes, estão em suas melhores roupas, a auto-estima nas alturas...as pessoas passam a utilizar uma certa linguagem do corpo, por um certo tempo...E o leão? é evidenciado pelo tórax, onde está o coração (conhecido como o centro das emoções!!!) Às vezes a gente se depara com uma pessoa tímida, que está sempre encolhida...Dirigindo seu carrinho, de repente, eis um caminhão e acaba com o carrinho do sujeito! Por um breve instante, é possível observar a postura do leão (enfurecido), as posições se invertem e observa-se um raro momento de hipertrofia torácica no sujeito tímido.

A águia, representada pela cabeça, indica o estado de controle do corpo pela mente....então cabeça erguida nos remete à idéia de hipertrofia do controle da mente....já, naqueles indíviduos que estão com a cabeça para baixo, podemos atribuir o significado de que este é controlado pelos estímulos externos...e a cabeça em estado normal nos diz que o sujeito possui controle normal da mente.