sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Prevenção de conflitos na empresa: é preciso ter percepção e saber motivar mudanças

http://www.hsm.com.br/editorias/liderancaemotivacao/artlidermot1_020708.php?ppag=1
Autora: Sandra Cruz

Resumo:

Conflito é “qualquer situação onde exista uma oposição pessoal, interpessoal ou grupal sobre algum interesse ou valor. Essas oposições surgem quando as pessoas contestam idéias, atitudes e/ou comportamentos, se apegam aos seus pontos de vista e lutam por eles, muitas vezes de forma irracional.”.
Os conflitos se originam no processo de comunicação humana, na maioria das vezes, inconscientemente. De forma geral, não temos a intenção de gerar ou participar de uma situação conflituosa e desgastante. Mesmo assim, freqüentemente nos damos conta de que já estamos envolvidos em uma dessas situações, sem saber exatamente como ela começou.
O processo básico de comunicação surge da interação e da intenção do emissor em transmitir uma mensagem a receptor, independente do meio que se utiliza para tal.
Geralmente, não somos bem compreendidos porque não conseguimos transmitir assertivamente aquilo que pretendemos, não temos a capacidade de expor – de maneira clara, madura e não-agressiva – o que pensamos, sentimos ou queremos. Mas como somos “formatados” desde crianças para buscar aceitação social, acabamos dizendo aquilo que o outro gostaria de ouvir, o que nem sempre corresponde ao que gostaríamos de falar.
Quando nos expressamos estamos colocando em palavras além, da linguagem não verbal nosso mundo interno, composto por idéias, pensamentos, sentimentos, sensações, intuições, valores e crenças pessoais. Em outras palavras, nossa comunicação verbal e não-verbal é a representação do nosso mundo interno interagindo com o mundo externo.
Considerando somente estes fatores básicos de transmissão e processamento de mensagens já conseguimos vislumbrar o quão complexo é o processo de comunicação e como se torna fácil a geração de conflitos decorrentes do mesmo.

Análise crítica:


A autora expõe de maneira clara e objetiva o fato de ser comum e involuntário usarmos de nossa percepção e interpretação da linguagem não verbal quando nos expressamos. Quando ouvimos recorremos às nossas próprias experiências pessoais para fazer uma representação interna do que a outra pessoa fala. Isto ocorre o tempo todo, com todas as pessoas. Neste processo, frequentemente tendemos às generalizações e distorções.
Muitas vezes, uma experiência quando relatada tende a uma descrição verbal limitada, que fatalmente suprime uma grande parte da experiência em si. Daí a importância de todo o jogo cênico da linguagem corporal representada pelos gestos, tom de voz, postura corporal, etc. na emissão e compreensão da mensagem.
No entanto, não basta conhecer melhor este processo e interferir conscientemente na qualidade de nossa fala para prevenirmos os conflitos. Eles são inevitáveis na vida em sociedade e também no mundo corporativo, não sendo necessariamente negativos. Tentar prevenir os excessos e não deixar que se tornem grandes desperdiçadores de tempo e energia é uma forma inteligente de lidar com eles.
A prevenção de conflitos começa na motivação pessoal de fazer uma auto-análise, um questionamento sincero sobre nossa capacidade de ouvir o outro verdadeira e completamente, estar atento e ter sensibilidade, percepção para entender o que ele esta dizendo não só com palavras, mas com todo o seu ser.
E basicamente entender como anda nossa capacidade de aceitar que os outros têm todo o direito de discordar de nossas idéias e pontos de vista, sem com isso nos sentirmos rejeitados, diminuídos ou incompreendidos.

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