quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Comportamento Interpessoal - As letras que formam as palavras

Harmonia e desarmonia...
Harmonia é a disposição bem ordenada entre as partes de um todo; concórdia; concordância.
Desarmonia consiste na má disposição das partes de um todo; discordância.
A partir da figura abaixo, passa-se a analisar as pessoas, como se fossem palavras e quais são as letras que as compõem:

a) A mulher de pé à esquerda: está de "pé atrás". Observa-se que a atitude dela (em que quase tudo indica harmonia com esta atitude). O corpo inclinado para trás significando recuo, rejeição. O braço cruzado, indicando a defesa do "leão", sentimento "eu", campo das emoções. O cigarro (postura que indica que não quer ceder um objeto ou até mesmo atira-lo para bem longe, recuo sob protesto). A cabeça (nível águia), com a tradução de que desaprova em nível consciente, apesar do sorriso (seco), indicando ser um sorriso educado.

A conclusão é a de que o sorriso não está em harmonia com que o resto do corpo mostra. Todo o corpo (exceto o sorriso) está em harmonia. O que destoa é o sorriso.

b) o homem diante dela: a leitura diz que é um sujeito que tem auto-estima, a aprovação de si mesmo é elevada. Posição de firmeza, pernas avançadas, indicando que "sabe onde pisa". Tórax em evidência, sente a sua própria importância, até os dedos apontam o "leão". Cabeça, indicando que está por cima em consonância com o tórax, traduzido por orgulho. A harmonia é perfeita neste caso, tudo segue em direção ao "EU".

c) homem sentado - demonstrando interesse na mulher. O tronco que está em direção a ela indica que quer avançar nela, bem como a cabeça, sendo que as pernas indicam desembaraço, com um dos pés em direção da mulher; Ao colocar o copo na frente do rosto, expressa o seu repúdio em conversar com quer quer que seja a não ser a mulher. Nesta figura, os sinais estão em total harmonia, numa óbvia demonstração de sinceridade de propósitos.

d) A mulher sentada adorando a situação, aceita a posição de liderança do parceiro, conforme sua disposição relaxada, descontraída. Os sinais são mais brandos do que seu parceiro de conversa, devendo ter assunido a postura logo após dele; ou seja, os sinais do corpo evidenciam total harmonia entre si.

Nenhum comentário: