quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Linguagem corporal ajuda árbitros - 07/09/2008 - SAFERGS

Psicólogo Mattia Piffaretti explicou que o uso da linguagem do corpo pode levar ao estabelecimento de relações com os jogadores dentro de campo, ao mesmo tempo que permite manter o controle do jogo.

Indicações preciosas
Piffaretti apontou quatro razões-chave pelas quais a linguagem corporal é uma importante arma do arsenal dos árbitros.

- atividade de caráter internacional, o que implica em dirigir encontros, envolvendo indivíduos de diferentes culturas;

- a comunicação verbal pode ser complicada em jogos diante de adeptos muito ruidosos, tendo a linguagem corporal bem mais impacto nestas circunstâncias;

- a linguagem corporal permite efeitos imediatos, evitando constantes paradas que seriam necessárias caso fosse necessário abordar o jogador verbalmente.

- é complicado chegar por palavras às emoções dos jogadores, sendo o uso de gestos bem mais efetivo.

Quantidade e qualidade

"A linguagem corporal deve ser alterada conforme a situação. Trata-se de uma forma de comunicação que necessita de ser, simultaneamente, natural e fluída", explicou Piffaretti. "Devem usá-la com qualidade e em quantidades adequadas, pois caso contrário irão tornar-se uma figura que não são e os jogadores irão percebê-lo".
O uso da linguagem corporal exige conscientização, conhecimento cultural e inteligência emocional", acrescentou. "Ela permite expressar pensamentos, intenções e estados de espírito através de sinais, o que significa que serão compreendidos quando partilhados. Contudo, a linguagem corporal pode, por vezes, ser enganosa, pois mistura diferentes níveis de complexidade. É uma ferramenta muito poderosa, mas tem de se ter cuidado ao usá-la.
Certos gestos podem estar ligados a certas culturas e podem levar a diferentes interpretações. Pode ser-se mal interpretado. É importante estar consciente das diferenças culturais e conhecê-las".
Piffaretti explicou que o uso da linguagem corporal, por parte de um árbitro, pode levar ao estabelecimento de relações com os jogadores dentro de campo, ao mesmo tempo que permite manter o controle do jogo. Transmite confiança, tranquilidade, firmeza, autoridade e até mesmo um lado humano do árbitro, por exemplo, em caso de lesão de um atleta. "Mas têm de efetuar um uso razoável da linguagem corporal, porque há o risco de os jogadores começarem a vê-los mais como um amigo do que como um líder dentro de campo", salientou. "Os árbitros usam a linguagem corporal para aperfeiçoar as suas atuações, mostrar liderança, melhorar capacidades de controle do jogo como a mediação e a ligação aos jogadores e para ganhar o respeito e a confiança destes. Mas não precisam de se exibir demasiado ou exagerar. Têm de continuar a ser vocês mesmos".

Fonte: UEFA.comFoto: Reprodução WEB
Análise crítica:
A reportagem mostra de forma clara o uso da linguagem corporal como forma de aperfeiçoar as atuações no campo profissional – no caso em questão os árbitros. O profissional usa os recursos da linguagem do corpo para mostrar liderança dentro do campo, bem como mostrar o seu controle do jogo e capacidade de mediação entre os jogadores.
O árbitro usa todos os recursos da linguagem não verbal para se fazer compreender e mostrar suas intenções em momentos como: jogos internacionais envolvendo indivíduos de diferentes culturas e linguagem; ambientes extremamente ruidosos, evitando paradas constantes nos jogos sendo o uso de gestos bem mais efetivo.
A linguagem corporal é uma ferramenta poderosa e sua interpretação e conhecimento são essenciais para a correta aplicação. Caso contrário corre-se o risco de cair no ridículo – pelo excesso do gestual ou grotesco quando não é levado em consideração os componentes envolvidos como, por exemplo, o cultural.
Lembrando que o gestual deve sempre estar em consonância com o verbal para lhe dar ênfase aumentando a credibilidade da informação transmitida.
Fonte: /www.youtube.com/watch?v=Aj3-yz-ckD0

Nenhum comentário: