sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Para saber mais leia o livro: O Corpo Fala




Autores: Pierre Weil e Roland Topankow

Para quem não pode gastar uma grana no momento...
O Livro pode ser baixado gratuitamente na forma de e-book no site:

http://www.ebook-gratis-download.com/ebooks-psicologia-01.htm

Considerações:
Ao término desta jornada desejamos expressar nossas impressões sobre o tema escolhido.
A comunicação é fundamental nas relações pessoais, empresarias e educacionais. Pode ser feita de várias maneiras, entretanto, só existe realmente quando a mensagem é recebida com o mesmo sentido com o qual ela foi transmitida. O importante na observação e aplicação da linguagem não verbal é que ela esteja em concordância com a linguagem verbal, de forma que a comunicação seja um processo completo e coerente.
O corpo fala e fala mesmo. Aponta as mentiras, expõe verdades inconscientes, reforça as idéias, dá ênfase à comunicação.
Devemos estar atentos para o fato que muitas vezes transmitimos sem perceber uma mensagem verbal diferente da mensagem corporal. As duas formas devem contribuir para o fortalecimento uma da outra, aumentando a credibilidade nas informações transmitidas.
Por mais clara e assertiva que seja uma mensagem, sempre vai envolver subjetividade, pois este processo envolve relações humanas, envolve vários fatores na emissão, recepção e percepção da mensagem.
O importante é ter a sensibilidade de colocar-se no lugar do outro, perceber o seu momento. Quando aprendemos a prestar atenção em nossa linguagem corporal e a interpretar corretamente a dos outros, passamos a ter maior controle sobre as situações. Passamos a identificar sinais de abertura, de tédio, de atração ou de rivalidade e agir de forma adequada para a condução de todos à escolha da melhor opção naquele momento, ou seja, será o momento de avançar, insistir? Ou recuar estrategicamente e voltar ao assunto em outro momento mais receptivo? Aplica-se tanto na vida pessoal quanto no mundo corporativo.

Nenhum comentário: